segunda-feira, 13 de maio de 2013

"Navegar é Fácil", Geraldo Luiz Miranda de Barros






Título: Navegar é Fácil
Autor: Geraldo Luiz Miranda de Barros
Editora: Catedral das Letras



Acabo sempre aqui chamando os livros de clássicos, mas será que não é por eu ter começado a escrever sobre eles? Bem, não sei, mas sei que este livro é de fato um clássico do ensino das ciências náuticas aqui no Brasil.
Tenho a impressão de que todo mundo conhece este livro, e que seria mais do que redundante escrever qualquer coisa sobre ele, mas me proponho aqui a ir aos poucos falando de todos os livros que conheço ou de que ao menos tenho notícia ligado a literatura náutica, por isto gastarei algumas linhas.
Não sei ao certo qual foi a primeira vez que vi este livro, mas tenho certeza que era de meu pai e que era de uma edição bem antiga. Nestes dias resolvi adquirir uma nova edição, entrei em contato com o autor pelo site dele e recebi pelo correio a 13º Edição, com capa retrô, mas com conteúdo igual ao da 12º. O autor editou desta vez pela Editora Vozes, saindo da Catedral das Letras.
Foi uma sensação interessante ler alguns trechos que eu já havia lido quando criança, perceber que algumas das figuras que me intrigavam estavam lá, só faltou sentir o cheiro de livro velho, meio mofado, como o de meu pai.
O livro trata desde as normas da autoridade marítima até noções de meteorologia, sobrevivência e segurança no mar, passando pelo estudo das âncoras, da marés, do famoso RIPEAM (Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar), de como se utilizar uma carta náutica, dentre vários outros assuntos.
Confesso que às vezes acho o livro muito esquemático e meio longe da realidade, mais direcionado a um público da marinha mesmo do que ao navegador amador do dia a dia. Todavia, reconheço que há uma série de informações relevantes no livro, além de ser uma das melhores bases para quem deseja fazer a prova de Arrais Amador.
O autor, Geraldo Luiz Miranda de Barros, Capitão de Mar-e-Guerra da Marinha Brasileira, tem um inegável conhecimento de assuntos relativos a navegação, tendo editado diversos outros livros correlatos a este.
No livro que comprei agora ele me fez uma dedicatória na qual salienta os prazeres do mar, mas faz uma ressalva para que sempre se navegue com segurança.
Sábias palavras.

Complementando o post e sem o menor interesse, apenas para ajudar quem quiser comprar a 13º Edição do livro diretamente com o autor, segue o link do site dele e o e-mail:

Site: http://www.navegarefacil.com.br/
E-mail: geraldomiranda@globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário