segunda-feira, 12 de agosto de 2013

"Navegação: A Ciência e a Arte", Altineu Pires Miguens

Título: "Navegação: A Ciência e a Arte"
Autor: Altineu Pires Miguens
Editora: Marinha do Brasil

Novamente, e involuntariamente, o Cusco Baldoso vem me salvar da falta de tempo e de imaginação que vez e outra me assola (vez em sempre?).
Eu já conhecia este manual de navegação chamado “NAVEGAÇÃO: A CIÊNCIA E A ARTE” e disponibilizado a todos pela Marinha do Brasil em três volumes. 
Das partes que li, achei muito completo e bem escrito, provavelmente com muito mais informação do que o necessário para qualquer mortal navegador esportista.
É manual de navegação dos mais completos que se tem notícia na nossa língua, nas palavras do próprio autor o Comandante Altineu Pires Miguens: “O Manual consistiria, basicamente, na compilação dos trabalhos anteriormente mencionados, atualizados e enriquecidos com elementos obtidos das últimas edições das melhores obras disponíveis, como o AMERICAN PRACTICAL NAVIGATOR (BOWDITCH), o DUTTON'S NAVIGATION AND PILOTING, o ADMIRALTY MANUAL OF NAVIGATION, o MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO INSTITUTO HIDROGRÁFICO DE PORTUGAL, o COURS D'ASTRONOMIE-NAVIGATION DE L'ÉCOLE NAVALE e o MANUAL DE NAVEGACIÓN DEL INSTITUTO HIDROGRÁFICO DE LA ARMADA DE CHILE, além de outros compêndios e publicações, alguns já editados pela própria DHN”.
Em suma, nestes três volumes estão reunidas informações de grande relevância para qualquer navegador, há material para muito estudo e muita pesquisa.
Façam bom uso.
E respeitemos a fonte, ainda mais por se tratar de uma obra disponível gratuitamente ao público.

Aproveito ainda para dar meus parabéns à Marinha do Brasil por mais esta publicação.

Link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário