quinta-feira, 6 de junho de 2013

"Aventuras no Mar", Helio Setti Jr



Título: "Aventuras no Mar"
Autor: Helio Setti Jr.
Editora: L&PM

Hélio Setti Jr. morreu em 1994, aos 39 anos. Difícil começar a ler um livro sabendo de antemão a morte absurda e repentina do protagonista. Pior, de um protagonista que durante a leitura deixa de ser o autor de um livro sobre sua viagem e passa a ser como que um amigo.
O subtítulo do livro é "Andanças, amores e peripécias de um velejador boa-praça". De fato após a leitura do livro, não há uma definição do Hélio melhor do que chamá-lo de boa-praça.
Engraçado como mesmo sabendo durante a leitura que o Hélio havia falecido, como torcemos a todo momento por ele, como vivemos junto com ele suas aventuras, como sentimos em certos momentos suas sensações.
O livro não trata de nenhum grande navegador, de nenhum grande homem que tenha conseguido algum grande feito. Não. O livro trata de um cara gente boa que sai pelo mundo velejando, que tem uma grande sensibilidade, uma verdadeira curiosidade e uma humanidade acima da média.
Não esperem grandes revelações, nem instruções de vela e de navegação, mas talvez uma aula de vida.
Seus encontros com populações nativas de diversos lugares no Pacífico mostra um respeito pelas pessoas que raras vezes encontramos. Repetindo, humanidade.
E além disto com boas histórias das viagens, com sustos homéricos, com grande respeito ao mar e o amor ao barco dele, o Vagau ("O Vagabundo"), como ele chamava.
Um livro que vale cada segundo a leitura, que se termina com o coração apertado, por saber que o Hélio não está mais entre nós.
Boas leituras e bons ventos.







3 comentários:

  1. sabe onde posso comprar? me envia os seu para portugal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, achei para vender no site da Estante Virtual, mas está bem caro...
      Veja:
      https://www.estantevirtual.com.br/livros/helio-setti-jr-/aventuras-no-mar/2242976368?
      Eu infelizmente não estou vendendo o meu. É raridade.
      Boa sorte.
      Abs.

      Excluir
  2. tem aqui pra baixar:

    http://libgen.rs/search.php?req=helio+setti

    ResponderExcluir