quarta-feira, 24 de abril de 2013

O começo

Já tive diversos interesses na minha vida. Alguns passaram rápidos, outros duraram diversos anos.
Mas quando olho com cuidado para trás vejo que apenas duas coisas se mantiveram naquela região de nossas mentes em que sempre estamos em contato, ainda quando o foco é outro.
Estas duas coisas são meus interesses pela literatura e pelo mar.
Meu gosto pelo mar é anterior à literatura, também pudera, um moleque de pouca idade não vê muita graça em livros, embora eu devorasse gibis.
E eu vivia em Angra dos Reis: pescava, velejava, mergulhava, vivia num barco (no caso num bote minúsculo). Minha mão cheirava a peixe o tempo todo.
Já meu interesse pela literatura, pode-se dizer, nasceu do mar, pois meus primeiros dois livros - ambos ainda comigo - foram um manual de pesca de linha e um livro sobre caça submarina, eu li os dois milhares de vezes.

Desde então muitos livros e muitas histórias se passaram, interesses paralelos e mudanças de rumos.
Daí que resolvi criar este blog, uma tentativa de conjugação de gostos: o mar e a literatura.
Minha ideia não é aqui tratar apenas de livros ligados ao mar, mas este é o ponto de partida.
Eventualmente comentarei sobre outros assuntos e sobre outros interesses.

Faço apenas uma ressalva: não sou crítico, não sei fazer crítica literária. Sou apenas uma pessoa que adora ler e que pretende com este blog dividir algumas migalhas.
E também não li todos os livros que pretendo colocar aqui, pelo contrário.

Como diz um grande amigo: "algumas coisas nós sabemos como começa, mas nunca como acaba...".

Espero que a viagem seja boa.

Um comentário:

  1. Muito obrigado pelas indicações! Você foi a única fonte crítica sobre alguns livros que buscava. Aumentei um pouco mais a minha lista graças ao seu blog! Bons ventos! Obrigado novamente! :)

    ResponderExcluir