sexta-feira, 21 de junho de 2013

"Longitude", Dava Sobel



Título: "Longitude"
Autor: Dava Sobel
Editora: Companhia das Letras

Comprei este livro na Amazon faz um tempo, e li no ano passado. Quando resolvi escrever sobre ele - não sei por qual razão - dei uma olhada no Buscapé e tive a boa surpresa de ver que o livro fora traduzido e lançado no Brasil pela Companhia das Letras, dentro da coleção Companhia de Bolso.
Este pequeno livro conta a história das dificuldades existentes no passado para se determinar a Longitude no mar e a longa e violenta busca pela solução deste problema.
Em 1714 o Parlamento Inglês criou o por meio do chamado Parliament Act o Board of Longitude e ofereceu um vultoso prêmio para que descobrisse um método simples e prático para determinação da longitude de uma embarcação no mar.
Dois homens se destacaram na busca por esta solução, o relojoeiro John Harrison  e  o então Astrônomo Real que administrava o Observatório Real de Greenwich, chamado Nevil Maskelyne.
John Harrison  levou mais de 50 anos trabalhando na construção do cronômetro quase perfeito. A cada um  que ele criou passaram-se até 10 anos de trabalho intenso na tentativa de melhorar o anterior.
Já Nevil Maskelyne defendia o método lunar para a definição da longitude como sendo o mais preciso, alegando que os cronômetros de John Harrison eram imprecisos. Neste livro Nevil Maskelyne é retratado meio que como um vilão, contudo, em outro livro que li, que trata da corrida pra medir a distância entre a Terra e o Sol, ele é retratado como um grande cientista.
Bem, em resumo, um belo livro que conta a história de uma aventura científica que revolucionou a navegação ao dar uma precisão até então inexistente.
Boa leitura e bons ventos !

Ps.: dei uma pesquisada na Amazon sobre outros livros do Dava Sobel e acabei achando um filme com o Jeremy Irons sobre o livro Longitude, vejam em:
http://www.amazon.com/Longitude-Michael-Gambon/dp/B00004U2K1/ref=sr_1_7?ie=UTF8&qid=1372249555&sr=8-7&keywords=dava+sobel

Outros dois livros dele que me pareceram interessantes foram: "A More Perfect Heaven: How Copernicus Revolutionized the Cosmos" e "Galileo's Daughter: A Historical Memoir of Science, Faith, and Love".

Nenhum comentário:

Postar um comentário