terça-feira, 28 de maio de 2013

"A Volta ao Mundo em um 12 Pés", de Serge Testa



Título: "A Volta ao Mundo em um 12 Pés"
Autor: Serge Testa
Editora: Iluminuras

Em homenagem a um post que acabei de ler no blog do Cusco Baldoso (http://veleirobaldoso.blogspot.com.br/) resolvi escrever sobre um livro que não li, mas sobre o qual fique bastante curioso.
O livro conta a história do velejador australiano Serge Testa que em 1984 partiu de Brisbane na Austrália para dar a volta ao mundo em seu veleiro de 12 pés chamado Acrohc Australis.
Após mais de 27 mil milhas ele retornou ao ponto de partida em 1987, gastando um total de 500 dias. Esta viagem lhe garantiu um lugar no livro dos recordes como tendo realizado a circunavegação com o menor barco até aquele momento. Se não me engano este recorde ainda não foi batido.
Será que alguém se anima de fazer isso num 11 pés?
O barco Acrohc Australis, conhecido apenas como Acrohc, foi projetado e construído em alumínio pelo próprio Serge, tendo como objetivo ser quase indestrutível e insubmergível, qualidades estas muito necessárias para completar seu itinerário, afinal, além de ultrapassar os grandes oceanos do mundo, ele cruzou o Cabo da Boa Esperança.
E pelo que pude apurar sem ter lido o livro, ele pegou um mar próximo à Cidade do Cabo com ventos de mais de 50 nós e ondas de mais de 10 metros. E sobreviveu...
Nada mal para um veleiro de 12 pés.
O Acrohc hoje está no Queensland Cultural Centre, localizado na cidade de Brisbane.
Outra curiosidade é que o Serge nasceu na França, sendo filho de pais italianos, e os pais imigraram para o Brasil onde ele passou sua infância, retornando à França na sua juventude e por fim indo para a Austrália em busca de "praias bonitas".
Fiquei realmente com vontade de ler este livro, afinal numa época em que "mais" é sempre melhor, é sempre o desejado, se deparar com uma pessoa que fez uma viagem destas num barco deste tamanho é algo no mínimo fora do comum.

2 comentários:

  1. Parreira, me mande seu endereço que eu te empresto esse livro (bem como qualquer outro que vc tenha interesse. No meu blog tem a lista). Bons ventos e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos.

    Quero muito ler este livro porém, está muito caro. Alguém um para venda/troca/empréstimo?
    Contato py2zb_geral@hotmail.com

    Bons ventos a todos

    ResponderExcluir