quinta-feira, 6 de junho de 2013

"A Pior Viagem do Mundo", Apsley Cherry-Garrard



Título: "A Pior Viagem do Mundo"
Autor: Apsley Cherry-Garrard
Editora: Companhia das Letras

Li este livro logo após a leitura do "O Ultimo Lugar da Terra - A Competição Entre Scott e Amundsen pela Conquista do Polo Sul", do Roland Huntford.
Como eu havia falado, pela leitura deste livro do Huntford eu me tornei um forte adepto de Amundsen (era o Fla x Flu da chegada ao Polo Sul: Scott x Amundsen).
Mas como tempo e com a leitura de outras fontes eu hoje tenho minhas dúvidas sobre as tão alardeadas deficiência do Scott.
Apsley Cherry-Garrard, autor do livro em comento, participou com apenas 24 anos ativamente da expedição Terra Nova em que Scott morreu, tendo conseguido sobreviver por não ter participado com Scott do ataque ao Polo.
O livro trás uma visão diferente sobre Scott e sobre as grandes dificuldades que ele teve em sua viagem.
Diferentemente do Huntford que é um escritor e que não esteve presente nas expedições, Cherry-Garrard viveu cada minuto das experiências no Polo, e as descreve em primeira pessoa, como fonte primária.
Contudo, nunca se deve acreditar piamente em fontes primárias, o ser humano não é muito confiável quando conta histórias sobre si próprio.
De toda forma, o livro é muito bom e bem escrito.
Foi considerado pela National Geographic como o primeiro entre os melhores cem livros sobre aventuras e expedições já escritos.
Quem tiver curiosidade sobre as diferenças entre as expedições de Scott e Amundsen, sugiro além da leituras dos dois livros acima citados que deem uma olhada neste link da wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_the_Amundsen_and_Scott_Expeditions

Boa leitura e bons ventos !





Nenhum comentário:

Postar um comentário