segunda-feira, 15 de julho de 2013

"Moby Dick", Herman Melville



Título: Moby Dick
Autor: Herman Melville
Editora: "Várias"

A ideia aqui foi tentar dar uma ressuscitada no blog, pois em razão de questões pessoais fiquei impossibilitado de escrever por estes dias. E agora estou tentando me livrar do raio da inércia, que quando pega é sempre complicado.
Então vamos lá, sem muita qualidade, sem muitas lembranças fáticas, mas com uma lembrança emocional (não é que sempre fica?) muito forte.
Li Moby Dick faz muitos anos, não me lembro dos detalhes do texto mas à época pareceu-me uma leitura menos difícil do que ouvia dizer.
Uma coisa que nunca me esqueci foram das primeiras frases do livro, que sinceramente ficam melhor no original:

"Call me Ishmael. Some years ago - never mind how long precisely - having little or no money in my purse, and nothing particular to interest me on shore, I thought I would sail about a little and see the watery part of the world."

A história, em grande resumo, é contada por um pescador de baleias (cachalotes) chamado Ishmael, que embarca como tribulante no baleeiro Pequod, cujo capitão, Ahab, tem como objetivo de vida se vingar do grande cachalote (monstro) branco chamado Moby Dick que lhe arrancara a perna.
O livro conta histórias sobre as pescas de baleias, sobre o quotidiano desta vida no mar, com bastante detalhes, terminando pelo encontro e a batalha com o grande monstro branco.
Muitas interpretações filosóficas forma feitas sobre este livro, não é por nada que se tornou um clássico da literatura norte-americana.
Vale a leitura, além de um clássico, é um livro muito rico.

Boas leituras e bons ventos !



Nenhum comentário:

Postar um comentário