quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Everest

Dessa vez não posto nada sobre o mar...o mais perto disso é sobre a água, água congelada, neve...
Tenho um interesse muito grande em histórias de escaladas, principalmente as feitas nas montanhas geladas. Embora eu adore o mar, eu gosto muito também das montanhas, principalmente das cobertas de neve.
Estive na Antartica em 2010, foi uma experiência fantástica e só aumentou minha paixão por aquele lugar. Para mim continua a ser o local mais bonito que já fui em minha vida. E com certeza quero voltar (apesar de passar mal por 48 horas na ida na travessia do Horn e outras 48 horas na volta).
Não fui de veleiro, fui de navio, em um navio que depois ficou maldito ao ser abandonado no meio do oceano. Pior que eu tinha um grande carinho por aquele navio: "Luybov Orlova"...digavo.
Bem voltando aos livros, tenho uma predileção pelas expedições feitas ao Everest. Tenho sérias dúvida se um dia chegarei perto dele, mas gostaria de pelo menos fazer uma caminhada até o Campo Base.
Li alguns livros sobre o Everest, um deles acabei faz uns três dias, chamado "EVEREST: VIAGEM À MONTANHA ABENÇOADA", da L&PM, autoria do Thomaz Brandolin.
Eu já havia lido outro livro desse autor brasileiro, "SOZINHO NO POLO NORTE", também da L&PM. Indico ambos, valem a pena.
No livro sobre o Everest, Thomas conta como montou a primeira expedição brasileira ao Everest, com as tradicionais agonias para arrumar patrocinadores e dinheiro, incluindo aí a escolha da equipe e a viagem em si.
Gostei do estilo e da clareza de como ele escreve, ele conseguiu descrever com muita precisão as dificuldades pelas quais ele e sua equipe passaram. E como ele era o chefe da equipe, foi interessante ver como as coisas aconteceram sob o ponto de vista de quem tinha responsabilidade sobre os outros. E se tratando do Everest, responsabilidade sobre a vida das pessoas.

Outro livro que li faz pouco tempo foi o do Waldemar Niclevicz, chamado Tudo Pelo Everest.
Neste livro, diferentemente de no outro, o Waldemar participava sozinho de uma expedição francesa. Novamente aparecem as dificuldades financeiras envolvidas na empreitada.
Este é um livro muito mais intimista, no qual o Waldemar narra a expedição mas com um foco muito mais nas sensações dele. Gostei muito também, embora tenha achado ele um pouco chorão demais.
Tenho o outro livro dele, mas ainda não li.

O primeiro desses que li foi o "No Ar Rarefeito – Um Relato da Tragédia no Everest em 1996", do jornalista Jon Krakauer. Esse livro conta a história da fatídica expedição de 1996. É um livro até hoje muito questionado, tendo inclusive já sido escritos outros livros para criticá-lo.
Acho que vale muito a leitura.

Outro que li foi o "Mountains of the Mind" do Robert Macfarlane. Esse livro faz um apanhado geral da história das escaladas no gelo, desde os primórdios até a conquista do Everest, passando pela grandiosa história do Mallory.
Uma leitura mais arrastada, mas bem ilustrativa.

É isso, bem longe do mar, mas bem divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário