segunda-feira, 29 de abril de 2013

"O Último Lugar da Terra", Roland Huntford



Título: "O Último Lugar da Terra"
Autor: Roland Huntford
Editora: Companhia das Letras

Este é um dos melhores livros que li nos últimos tempos, não apenas por contar a história da primeira expedição que alcançou o Polo Sul geográfico, mas por descrever a disputa entre dois grandes homens pelo mesmo objetivo, fazendo ainda um panorama geral das expedições à Antártica.
Logo de início saliento que sou suspeito acerca das minhas opiniões sobre livros relativos à Antártica, pois desde criança sou um apaixonado por este continente. Fiz inclusive uma viagem para lá em 2009, saindo de Ushuaia. Resumindo, foi inesquecível.
Curiosidade: o barco que fui, chamado "Lyubov Orlova", é hoje considerado um barco fantasma vagando pelo Atlântico Norte, uma história fantástica, vejam em: http://whereisorlova.wordpress.com/
Voltando ao livro, ele conta a história da disputa para ser o primeiro homem a chegar ao Polo Sul empreendida entre o inglês Robert Falcon Scott e do norueguês Roald Amundsen.
O livro detalha desde a preparação, que foi muito importante, até a jornada final no gelo, conseguindo numa prosa muito agradável descrever todo o esforço feito por homens em condições extremas, sem quase nenhuma das tecnologias que conhecemos hoje em dia.
Uma ressalva, o autor toma fortemente partido de Amundsen nesta história, chegando às vezes a ridicularizar Scott. Todavia, algumas outras fontes dão uma ideia bem diferente de quem foi Scott, de que apesar do resultado desta disputa, ele teria sido um grande homem, sendo até hoje reverenciado na Inglaterra.
Engraçado, eu passei a respeitar mais o Scott após ler um livro que não tem nada a ver com a Antártica, mas que nos faz conhecer melhor a alma inglesa, pelo menos do início do século vinte. Este livro foi o "Lord Jim" do Conrad, que, lógico, recomendo a leitura.
De qualquer forma, Amundsen passou a ser um exemplo para mim após ler este livro. Uma força de vontade enorme aliada a uma grande capacidade de planejamento.
Além disto, ele demonstrou ter grande humildade para entender que precisava aprender habilidades específicas para sua viagem com que as dominava, não tendo a prepotência de achar que sabia mais que outras pessoas, mesmo que mais simples que ele.
O livro traça a fotografia de um grande homem.
Vale muito a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário