sexta-feira, 7 de junho de 2013

"A Voyage for Madmen", Peter Nichols



Título: "A Voyage for Madmen"
Autor: Peter Nichols
Editora: Harper Perennial

Aproveitando minha animação em fazer os últimos posts, agora vou falar de um livro que não li (mais um) e que me foi indicado como sendo um dos melhores sobre a histórica e fatídica Golden Globe Challenge de 1968.
Já falei rapidamente sobre esta regata quando escrevi  sobre o livro "O Longo Caminho" do Bernard Moitessier, que foi um dos participantes.
A Golden Globe foi a primeira regata de volta ao mundo sem escalas e em solitário, dela participaram nove competidores:

Robin Knox-Johnston, com o veleiro Suhaili, único a terminar e ganhador da regata.
Alex Corozzo, com o Gancia Americano.
John Ridgway, com o English Rose IV.
Chay Blyth, com o Dyticus.
Loïck Fougeron, com o Captain Browne.
Leslie King, com o Galway Blazer II.
Nigel Tetley, com o Victress.
Bernard Moitessier, com o Joshua.
Donald Crowhurst, com o Teignmouth Electron, que desapareceu no mar.

Numa época em que não havia eletrônica embarcada, e que apenas alguns barcos possuíam um simples rádio, a luta destes homens para conseguir realizar esta circunavegação sem escalas foi trágica e permeada de sacrifícios e sofrimentos.

Quer dizer, talvez não para o Bernard Moitessier, pois apesar de alguns grandes problemas, no final das contas a viagem dele não teve nada de trágica, pelo contrário, ele gostou tanto que não quis terminar a viagem e seguiu em frente.

Mas a história individual de cada um destes velejadores daria um livro, e de fato algumas delas deram ótimos livros, às vezes escritos pelos próprios, às vezes escritos por outros.

A vida de Peter Nichols, autor do "A Voyage for Madmen", já é por si só uma bela história, tendo feito os mais diversos tipos de trabalho, escrito roteiros par ao cinema, morado em um veleiro e navegado bastante, vindo a se tornar um escritor de relativo sucesso, e professor universitário de "escrita criativa" (aqui no Brasil não é muito comum, mas nos EUA há uma longa tradição de cursos sérios para se aprender a escrever, normalmente chamados de "creative writing").

Alguém já leu?
Aos que quiserem o livro está disponível na Amazon.
Não achei nada do Peter Nichols em português, mas outro livro dele que pode interessar é o "Sea Change: Alone Across the Atlantic in a Wooden Boat", que como o título diz, conta a história da travessia do Atlântico que ele fez em solitário em um barco de madeira. Não sei se foi nesta travessia, mas na última delas ele naufragou.

Boa leitura e bons ventos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário